Mauro Mendes defende tomar a terra de quem realizar desmatamento ilegal no cerrado

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio  

 

O governador Mauro Mendes defendeu, na última semana, no Palácio do Planalto, em Brasília, medidas rigorosas para combater o desmatamento ilegal no Cerrado, entre elas, ele propõe a perda de terras para quem agir na ilegalidade. 

Mauro Mendes se reuniu com os ministros da Casa Civil, Rui Costa, do Meio Ambiente, Marina Silva, de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e da Agricultura, Pecuária, Carlos Fávaro, para discutir soluções para reduzir o desmatamento no bioma.

Sugerida publicamente nas últimas Conferências Mundiais do Clima, no Egito, e em Dubai, a proposta do governador é aplicar a mesma penalidade prevista na Constituição para aqueles que praticam crimes de plantio de maconha ou produção de cocaína, que é a perda de terra.

Na opinião do governador, se for aplicada a mesma penalidade para quem desmata ilegalmente, é possível acabar com esse tipo de crime.

Mendes lembrou ainda que o desmatamento ilegal não ameaça apenas a biodiversidade do Cerrado, mas também a competitividade do agronegócio.

“Esse crime ambiental prejudica a principal atividade econômica do nosso país, e mancha a imagem do Brasil nos mercados internacionais”, reforçou o governador. Mauro Mendes enfatizou que penalizar os infratores, que são uma minoria, é fundamental para proteger a maioria que trabalha dentro da lei.