| 03 Mato Grosso vai ganhar mais 3 deputados estaduais e 1 federal nas eleições de 2026.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
Com a divulgação do Censo Demográfico de 2022 do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o número de vagas na Assembleia Legislativa de Mato Grosso e na bancada federal vai aumentar por causa do crescimento da população do Estado.
Pelo último censo, Mato Grosso tem mais de três milhões e 600 mil habitantes.
Com isso, a partir de 2026, os mato-grossenses terão que votar em 27 deputados estaduais, três a mais do que os 24 parlamentares atuais. A bancada federal ganha uma vaga, passando dos atuais oito deputados federais para nove representantes.
A Assembleia Legislativa aguarda a aprovação da lei pelo Congresso Nacional, que tem até 30 de junho de 2025 para aprovar o projeto e atualizar a distribuição do número de cadeiras na Câmara dos Deputados com base na contagem da população de cada estado.
De acordo com a Constituição, o número de vagas no legislativo estadual tem relação direta com o tamanho da bancada do estado na Câmara dos Deputados e foi definido que o mínimo é de oito representantes e o máximo de 70 deputados por unidade da federação.
Outro estado do Centro-Oeste beneficiado será o Goiás, que vai ganhar mais três cadeiras porque a população aumentou. Já o Rio de Janeiro e Alagoas, por exemplo, vão perder. A distribuição não fará com que o número total de deputados federais aumente, ficando em 513.