| Mato Grosso tinha quase 100 mil empresas ativas em 2019, aponta pesquisa do IBGE.mp3 |
Foto da manchete: reprodução da internet
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O número de empresas ativas em Mato Grosso aumentou de 73 mil 943, em 2009, para 98 mil 910, em 2019, aponta a pesquisa Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
A participação do estado em relação ao total de empresas ativas do Centro-Oeste subiu de 21,2% para 22,8% na mesma comparação. Mato Grosso passou de terceiro para segundo colocado na região.
O levantamento analisa a dinâmica empresarial através de indicadores de entrada, saída, reentrada e sobrevivência das empresas, bem como as empresas de alto crescimento e gazelas, empresas de alto crescimento com até cinco anos de idade, entre outros.
Por natureza jurídica, o levantamento considera somente as entidades empresariais, excluindo os MEIs, Microempreendedores Individuais, órgãos da administração pública, entidades sem fins lucrativos e organizações internacionais que atuam no país.
O estudo tem como base de dados o Cadastro Central de Empresas e, em 2019, passou a incorporar também as informações do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, o eSocial, em um processo de substituição gradativa dos dados da RAIS, Relação Anual de Informações Sociais.
Com isso, a partir desta edição, foram realizados ajustes metodológicos para a seleção das unidades ativas.
Ao todo, 42,8% das empresas ativas de Mato Grosso em 2019 eram do setor de comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas, 7,6% das indústrias de transformação e 7,5% da área de transporte, armazenagem e correio.
Segundo a pesquisa, as pessoas empregadas e assalariadas nas empresas ativas de Mato Grosso aumentaram de 385 mil, em 2009, para 571 mil, em 2019.
Já o salário médio mensal passou de mil e 30 reais para dois mil e 137 na mesma comparação.
Das 14 mil 139 unidades locais ou filiais de empresas nascidas em 2009 em Mato Grosso, 22,5% permaneciam ativas em 2019.