Mato Grosso tem o maior número de fábricas de biodiesel em operação no Brasil

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  reprodução da internet

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

Mato Grosso possui o maior número de plantas de fábricas de biodiesel em operação no Brasil.

Segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, são 17 unidades produtivas em operação, sendo uma delas localizada em Lucas do Rio Verde.

Operada pela Fiagril, possui capacidade de 202 milhões de litros cúbicos por ano, produzidos a partir de óleos vegetais, como o de soja. 

Diante da relevância da matriz produtora desse combustível, considerado uma fonte de energia mais limpa e renovável, o dia 10 de agosto ficou marcado como o Dia Internacional do Biodiesel.

De acordo com o executivo da Fiagril, Henrique Mazzardo, a data é representativa para marcar as intenções mundiais em reduzir a emissão de poluentes. 

Inaugurada em 2007, a unidade foi implantada para inserir o estado na rota de produção de energia sustentável.

Toda a produção é certificada pelo selo Bio+ da Abiove, Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais, que atesta a conformidade do produto com as especificações técnicas do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, do Ministério do Meio Ambiente.

O Brasil é o segundo maior produtor de biodiesel do mundo, que é uma das melhores alternativas sustentáveis para substituir os combustíveis fósseis, que poluem as cidades e são um dos responsáveis pelas mudanças climáticas.

O setor também contribui para a inclusão social com mais de 98% do volume comercializado proveniente de usinas com selo biocombustível social.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.