Mato Grosso tem dois milhões de pessoas com dívidas em atraso, diz Serasa

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

A Serasa divulgou o Mapa de Inadimplência em junho de 20024 e o número de brasileiros endividados vem crescendo em relação ao ano passado.

Há exatamente um ano, segundo pesquisa realizada pela Serasa, em junho de 2023, o Brasil contava com pouco mais de 71 milhões de pessoas em situação de inadimplência e, segundo o último levantamento, esse número aumentou para mais de 72 milhões.

A inadimplência traz inúmeros problemas para o país como redução de disponibilidade de crédito, aumentos das taxas de empréstimo e o principal deles é que o crescimento econômico fica prejudicado.

No caso de Mato Grosso, em junho de 2023, o estado tinha 50,33% de sua população inadimplente e em junho deste ano, o número saltou para 52,36%.

Isso representa quase dois milhões de pessoas com dívidas em atraso no estado.

Essas pessoas estão com dificuldade de acesso ao crédito, passando pelo problema de acúmulo de juros nos limites de cheque especial e rotativo do cartão de crédito, possíveis perdas de negócios e até mesmo a possibilidade de não ser aprovado em cargos públicos.

Além do impacto negativo para a economia do estado, devemos considerar também a situação de stress emocional que a pessoa que está devendo passa diariamente, perda de sono e desentendimentos familiares, que inevitavelmente leva qualquer um que está passando por essa situação como essa ao limite.

Para as pessoas que estão na situação de inadimplência, a recomendação é que o primeiro passo seja tomar ciência de sua real situação.

Importante que faça um levantamento de tudo o que deve e quanto deve, ter uma visão ampla sobre qual é o montante das dívidas vai te ajudar a escolher o melhor caminho a seguir.

Fazer isso te permite avaliar quanto a pessoa está pagando de juros, sejam eles juros mensais ou embutidos sobre sua dívida e, com isso, seu saldo devedor siga sempre aumentando.

A renegociação é um primeiro passo para estancar esses juros, você deve procurar os credores e relatar a situação para analisar as propostas de renegociação apresentadas.