| 02 Mato Grosso registra aumento expressivo de casamentos entre pessoas do mesmo sexo.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
Mato Grosso alcançou um número importante em 2023, com o recorde de 543 casamentos homoafetivos registrados no estado, marcando um aumento de 50,8% em relação ao ano anterior.
O crescimento reflete um avanço nos direitos civis da comunidade LGBTQIA+ no estado, lembrando que Mato Grosso é uma das regiões mais perigosas do país para essa população.
Os dados, divulgados pelo Portal da Transparência do Registro Civil e pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais, mostram não apenas um aumento nos casamentos entre pessoas do mesmo sexo, mas também um crescimento nas alterações de gênero registradas em cartórios.
Em 2023, foram realizadas também 16 mudanças de nome e sexo de pessoa transgênero
Desde a regulamentação nacional em 2013 pelo CNJ, Conselho Nacional de Justiça, que permitiu o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo em todo o Brasil, Mato Grosso tem assistido um aumento constante no número de uniões homoafetivas.
Em comparação com os 29 casamentos realizados em 2013, o crescimento é de mais de 1.772%.
A presidente da Anoreg, Associação de Notários e Registradores do Mato Grosso, Velenice Dias de Almeida, destacou a importância desses registros para a comunidade LGBTQIA+.
Segundo ela, os números representam avanços significativos na conquista de direitos para a população LGBT+, como também refletem a importância do reconhecimento legal e social dessas identidades.