Mato Grosso produz cerca de 70% do algodão sustentável do país e lidera setor

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação/Abapa

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Mato Grosso liderou a produção sustentável de algodão na safra 2023/2024, sendo responsável por cerca de 70% da pluma produzida no país, segundo resultados divulgados pela Abrapa, Associação Brasileira dos Produtores de Algodão.

A pluma tem a certificação do Algodão Brasileiro Responsável, emitida pela própria Abrapa, que consolida o Estado na produção sustentável no país.

Os números da Associação apontam que a safra nacional de 2023/2024 bateu recorde em relação à anterior e alcançou mais de três milhões de toneladas de algodão sustentável.

Em Mato Grosso, 284 unidades produtivas espalhadas em 49 municípios são responsáveis por este tipo de produção mais sustentável.

De acordo com a secretária adjunta de Agronegócios da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Linacis Silva, o Proalmat, Programa de Apoio à Cultura do Algodão, foi um dos principais responsáveis por transformar Mato Grosso no maior produtor da fibra do país.

Para a safra 2024/2025 de algodão no Brasil, a expectativa é de colher nove milhões de toneladas, sendo mais de seis milhões de toneladas produzidas em Mato Grosso.