Mato Grosso já sente os reflexos do Coronavírus na economia. Apenas agropecuária teve aumento na arrecadação

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Vinícius Antônio

O Governo do Estado divulgou o segundo boletim especial apontando os impactos da Covid-19 sobre o faturamento das empresas no Estado e também sobre a receita estadual.

Os dados são relativos ao período de 16 de março até 10 de abril. O documento pode ser acessado no site da Sefaz, na opção “Tributário”.

Considerando a arrecadação dos 10 primeiros dias de abril, em comparação com o mesmo período do mês de março, os dados apontam uma queda de 18% na arrecadação geral do ICMS, com destaque para a queda no setor de Comércio e Serviços, que foi de cerca de 25%.

Nesta última semana, os setores do comércio e serviços apresentaram seu pior resultado, com queda expressiva na média diária de faturamento.

O setor de atacado, por exemplo, teve redução de 278 milhões para 136 milhões de reais.

A queda no faturamento do setor industrial vem crescendo a cada semana, de acordo com o levantamento feito pela Sefaz.

Na semana de 06 a 10 de abril, a queda atingiu 32%, quando o faturamento chegou a 158 milhões de reais.

Segundo a Sefaz, parte da queda de faturamento dos setores industrial e atacadista deve-se à queda sazonal que ocorre normalmente, no período considerado, na produção e comercialização de adubos, fertilizantes e outros insumos agrícolas.

Já a agropecuária apresentou, na primeira semana de avaliação, um crescimento no faturamento diário. O setor teve queda na segunda semana, recuperação na terceira, e na última semana de avaliação voltou a apresentar desempenho positivo com crescimento de 4%.

Esse desempenho do setor agropecuário é justificado em função do movimento sazonal da soja com grande volume de exportação.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.