Mato Grosso ganha destaque na produção de gergelim com 60% da safra brasileira

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria

Por: Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Mato Grosso é um importante polo na produção nacional de gergelim, sendo responsável por cerca de 60% da safra brasileira. 

A cultura, que tem alto potencial econômico, deslancha sobretudo na região do Araguaia, no nordeste mato-grossense. 

O município de Canarana se destaca nesse cenário, com condições favoráveis para o cultivo da semente, que apresenta bom rendimento mesmo em períodos de estiagem.

Diante desse contexto promissor, a coordenadora do Centro de Estudos e Análises de Sementes da Unemat, Universidade do Estado de Mato Grosso, doutora Tanismare Tatiana de Almeida, lidera um projeto de pesquisa que busca desenvolver soluções tecnológicas inovadoras para impulsionar a produção de gergelim no Estado.

Um dos objetivos do é desenvolver práticas de manejo específicas para a produção de sementes de gergelim em Mato Grosso.

A pesquisadora disse ainda que outros projetos com o gergelim estão sendo desenvolvidos pela equipe do Centro de Estudos e Análises de Sementes em virtude do apoio do Governo do Estado.

Os investimentos na cultura contribuem para fortalecer a posição de Mato Grosso como um importante centro agrícola, tanto no cenário nacional quanto internacional.