| 04 Mato Grosso finaliza colheita da 2ª safra de milho com recorde de produção.mp3 |
Foto da manchete: Marcos Vergueiro/Secom-MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina
Texto do áudio:
Mato Grosso terminou a colheita da segunda safra de milho 2024/25 com um resultado recorde.
O estado alcançou mais de 55 milhões de toneladas, volume 12,9% superior ao registrado na safra anterior, de 2023/24.
Os números são do 12º e último Levantamento da Safra de Grãos do ciclo 2024/25 da Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, e reforçam o protagonismo mato-grossense na produção nacional e internacional do grão.
A área plantada também cresceu.
No ciclo 2024/25 foram quase sete milhões e meio de hectares, um aumento de 3,3% em relação à temporada passada.
O bom desempenho da safra está relacionado às condições climáticas favoráveis ao longo do ciclo, especialmente pela boa distribuição das chuvas durante as fases de desenvolvimento das lavouras.
A Conab, em seu último levantamento, ressaltou que o desempenho de Mato Grosso advém do equilíbrio entre fatores naturais e técnicas modernas de produção.
Segundo a Companhia, o resultado é fruto da combinação das condições climáticas favoráveis, associada às práticas agrícolas avançadas com o uso de sementes de alta qualidade e manejo eficiente no uso de fertilizantes e contenção de pragas.
Fatores, que de acordo com a Conab, culminaram no recorde de produtividade e produção, beneficiando não apenas produtores locais como também o abastecimento nacional e global.
A produção mato-grossense corresponde a 49% de todo o milho de segunda safra colhido no Brasil.
Em relação a produção total do grão, o estado contribui com cerca de 4% da oferta global, fortalecendo a posição do Brasil como o terceiro maior produtor mundial.