Mato Grosso envia equipes para ajudar nas ações de resgate no Rio Grande do Sul

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Divulgação Ciopaer

Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio    

O Governo de Mato Grosso enviou, neste fim de semana, equipes do Ciopaer, Centro Integrado de Operações Aéreas, e do Corpo de Bombeiros para auxiliar nas operações de resposta aos desastres que atingem o Rio Grande do Sul.

O governador Mauro Mendes destacou que nesse momento de dificuldade, é preciso união para ajudar a população gaúcha.

Mendes lembrou a importância dos gaúchos na construção de Mato Grosso, destacando que muitos vieram para cá construir a vida e ajudaram a fazer esse estado ser o que é.

 O helicóptero do Ciopaer, dois pilotos e três tripulantes vão atuar nas ações sob coordenação da aviação do Rio Grande do Sul.

Os agentes do Ciopaer têm grande experiência em buscas, resgates e salvamentos.

 Já a equipe do Corpo de Bombeiros conta com 11 militares de Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Garças, Sorriso e Lucas do Rio Verde.

Há mergulhadores e operadores de desastres na equipe, além de dois cães farejadores, Bela e Maya, que atuaram na enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em setembro de 2023.

Segundo o secretário de Segurança Pública, César Roveri, os militares do Ciopaer e do Corpo de Bombeiros estão indo com todos os equipamentos e viaturas necessárias para prestar apoio às forças de segurança e Defesa Civil do Rio Grande Sul.

Segundo ele, são equipamentos que auxiliam em diversos tipos de cenários, como soterramento, afogamento e salvamento com cães.