Mato Grosso elabora plano para ampliar número de empresas exportadoras

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Mato Grosso deu início à elaboração de seu Plano de Promoção da Cultura Exportadora, com oficinas realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e o BID. As oficinas presenciais tiveram início nesta terça e encerramento previsto para hoje.

A iniciativa faz parte da Política Nacional de Cultura Exportadora e tem como meta ampliar o número de empresas que exportam, especialmente entre micro e pequenas empresas.

Apesar de ser um dos maiores exportadores do país em volume, com forte base no agronegócio, Mato Grosso ainda tem baixa diversidade no perfil dos exportadores. No ano passado, das 251 empresas que venderam para o mercado externo, apenas 22 eram microempreendedores individuais ou microempresas, e 30 de pequeno porte. Embora o número de exportadoras no Estado tenha crescido nos últimos anos, o aumento está concentrado nas grandes corporações.

Os dados integram o relatório Exportação e Importação por Porte Fiscal das Empresas, divulgado pelo MDIC no dia 7 de março de 2025.

As oficinas em Mato Grosso ocorrem em duas etapas: uma virtual realizada em março e a atual presencial, em Cuiabá. A proposta é construir, com todos os atores do ecossistema exportador local, um plano dinâmico e customizado à realidade do Estado, com ações estratégicas para fomentar a exportação de novos produtos e envolver novos perfis de empresas.