Mato Grosso é o terceiro maior produtor de etanol do Brasil

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Agência Brasil

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

Mato Grosso se consolida cada vez mais como um dos principais produtores de etanol do país e já ocupa o terceiro lugar no ranking de maior fabricante do biocombustível, ficando atrás apenas de São Paulo e Goiás.

A próxima safra reserva números favoráveis para o Estado e a estimativa é que sejam gerados cinco bilhões e 300 milhões de litros, o que representa o aumento de mais de um bilhão de litros em relação ao produzido na última safra.

Atualmente, segundo dados divulgados pelas Indústrias de Bioenergia de Mato Grosso, cerca de 75% da produção de etanol do estado é de milho.

Na safra passada foram registrados três bilhões e 200 milhões, sendo que a previsão é de que este número alcance o patamar de quatro bilhões e 200 milhões de litros na safra 2023/2024.

Quanto ao etanol de cana, foram pouco mais de um bilhão de litros produzidos e, para a próxima safra, o esperado é de um bilhão e 100 milhões de litros.

Os dados, conforme o vice-governador Otaviano Pivetta, são surpreendentes.

Segundo Pivetta, de 2015 a 2022 a produção de etanol cresceu dez vezes.

O vice-governador destacou ainda que o Estado está acompanhando e procurando facilitar o que é seu papel, além de criar condições para que novos investimos se estabeleçam.  

Para 2023/24 o setor anunciou o início das operações de uma nova unidade de produção de etanol de milho em Primavera do Leste e a finalização da ampliação de outra unidade, em Nova Mutum.

Quanto à moagem de milho para a produção de etanol, a previsão é que nesta safra seja registrado o patamar de mais de sete milhões de toneladas, enquanto para a safra 2023/2024 devem ser moídos pouco mais de nove milhões de toneladas.

Já em relação à cana, foram quase 16 milhões de toneladas moídas, na última safra, e, para 23/24, esse número deve chegar perto de 17 milhões

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.