Mato Grosso é o Estado que mais analisou CAR em todo o país

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Foto: Divulgação

Texto do áudio:

 

Mato Grosso é o Estado que mais validou Cadastros Ambientais Rurais em todo o país, segundo o Sistema Florestal Brasileiro.

De acordo com a Sema, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, o Estado já analisou 58% dos cadastros, e validou cerca de 11% deles, enquanto a maioria dos outros estados sequer começou esta etapa.

A área analisada por meio do Sistema Mato-Grossense de Cadastro Ambiental Rural representa mais de 10 vezes a média nacional, que é de 4%.

O CAR é um cadastro eletrônico público e obrigatório para todas as propriedades e posses rurais, que possibilita o controle e monitoramento da atividade produtiva, e atesta a regularidade ambiental e que a propriedade respeita a legislação ambiental vigente. 

O proprietário também se beneficia do cadastro, tendo, por exemplo, financiamento e acesso a crédito facilitados.

Para alcançar os resultados positivos, a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, destaca que nos quatro últimos anos houve a contratação de profissionais especializados para intensificar as análises.

O processo de reestruturação teve a ampla participação do Ministério Público Estadual para avaliar os procedimentos implantados.

Houve também o engajamento de muitas entidades do setor produtivo, que coordenaram a implantação do Mapa do CAR, e melhoraram as informações que foram inseridas no sistema.

Segundo a secretária, o objetivo é analisar todos os cadastros que estão no SIMCAR até o final de 2023. 

A maior área analisada está dentro de grandes propriedades, que possuem mais de 15 módulos fiscais. Em área, representam 73% dos analisados, com seis mil 125 propriedades.

Aproximadamente sete mil, ou 15% dos cadastros são de médias propriedades, entre 4 a 15 módulos.

As pequenas propriedades, com até quatro módulos fiscais, somam 10% da área analisada, com 32 mil cadastros.

Assim que foi realizado o diagnóstico do que precisaria ser melhorado para destravar o CAR em Mato Grosso, em 2019, foi determinada a contratação de 50 analistas.