| 01 Mato Grosso aperta o cerco contra motoristas bêbados no trânsito. 8.600 foram presos.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
A Lei Seca completou 16 anos nesta quarta-feira, e, em Mato Grosso, a legislação tem sido fundamental no combate ao consumo de álcool associado ao trânsito.
A lei já resultou na prisão de oito mil 618 condutores embriagados desde 2014, quando começou a ser implementada no Estado, com operações intensificadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Atualmente, as operações acontecem em Cuiabá, Várzea Grande, Sorriso, Nova Mutum, Cáceres, Tangará da Serra, Barra do Garças, Alta Floresta e Sinop.
Além disso, outros quatro municípios já firmaram termo de cooperação com a Secretaria de Segurança para iniciar as operações.
Mato Grosso intensificou as ações e registrou um aumento expressivo no número de operações e prisões por embriaguez ao volante.
A quantidade de operações saiu de 34 em 2019, e saltou para 349 em 2023.
Com o aumento de operações, houve também mais prisões.
Em 2019, foram registradas 155 prisões, número que pulou para duas mil 825 em 2023.
Em 2024, até 17 de junho, já foram realizadas 245 operações e duas mil e 76 prisões.
A Lei Seca estipula tolerância zero ao consumo de álcool para condutores.
A multa para quem dirige alcoolizado é de dois mil e 900 reais, podendo chegar a cinco mil e 800 reais em caso de reincidência, além de processo administrativo e autuação criminal.
O motorista infrator também tem a CNH, Carteira Nacional de Habilitação, suspensa e perde o direito de dirigir por até 12 meses.