Mato Grosso amplia relações comerciais com a conquista de mercados em cinco novos países

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Cinco novos países passaram a fazer parte da lista de compradores de produtos de Mato Grosso em 2024: Toquelau, Madagascar, Malta, Samoa Americana e São Vicente e Granadinas.

O total exportado para esses novos mercados atingiu mais de 832 mil dólares.

Entre os principais produtos adquiridos pelos novos parceiros comerciais estão o algodão, com quase 500 mil dólares, açúcares, 141 mil dólares, e carne bovina, com mais de 124 mil dólares.

 Localizado na Polinésia, Toquelau comprou 59,9% dos produtos exportados para os novos mercados.

Madagascar vem em seguida, com 17,05%, seguido por Malta, com 15%.

A Samoa Americana obteve 95% do volume exportado e, por fim, o país caribenho de São Vicente e Granadinas adquiriu 3,09% das exportações mato-grossenses.

De acordo com o coordenador do Data Hub da Sedec, Vinicius Hideki, os novos mercados alcançados por Mato Grosso em 2024 ainda se concentram nas grandes produções do Estado.

Segundo ele, o desafio é ampliar esse acesso para as pequenas e médias empresas.

Já o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, explicou que o Governo de Mato Grosso investe em missões internacionais, e abre diálogo com potenciais compradores.

Além disso, promove os produtos mato-grossenses, atuando em conjunto com os setores produtivo, industrial e comercial, sempre zelando pela imagem de um Estado que produz com sustentabilidade.