Mapa publica portaria que estabelece vazio sanitário e calendário de semeadura da soja

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O Ministério da Agricultura e Pecuária publicou, nesta segunda-feira, a Portaria que estabelece os períodos de vazio sanitário e de calendário de semeadura de soja em nível nacional, referentes à safra 2025/2026.

As medidas buscam combater a Ferrugem Asiática, considerada uma das doenças mais severas que incidem na cultura da soja.

Nas diversas regiões geográficas onde a praga foi relatada em níveis epidêmicos, os danos variam de 10% a 90% da produção.

O vazio sanitário tem como objetivo reduzir ao máximo possível o inóculo de ferrugem asiática da soja, causada por um fungo.

Para isso, durante um período contínuo, de no mínimo 90 dias, não é permitido plantar e nem manter vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento na área determinada.

Essa medida fitossanitária é uma das mais importantes para o controle da doença, minimizando os impactos negativos durante a safra seguinte.

Em Mato Grosso o período do vazio sanitário será entre oito de junho a seis de setembro deste ano.

Já a semeadura da soja, de acordo com a portaria, poderá ser feita entre sete de setembro de 2025 a sete de janeiro de 2026.