| 01 MAPA pede aos estados que declarem emergência zoosanitária por causa da gripe aviária.mp3 |
Foto da manchete: Divulgação
Por: Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O Mapa, Ministério da Agricultura e Pecuária, está orientando os Estados a declararem emergência zoosanitária em virtude da gripe aviária.
Segundo o ministério, a medida visa conter o avanço da doença sobre o plantel e objetiva também efetivar ações do governo federal nos Estados.
O pedido foi feito pelo ministro Carlos Fávaro, em reunião com governadores e representantes dos Estados e do Distrito Federal na última semana.
O ministro alertou também para que os Estados reforcem as ações de contenção a fim de impedir o avanço da doença.
Em território nacional, o estado de emergência zoosanitária foi declarado em 22 de maio por meio de portaria do Ministério da Agricultura e Pecuária.
Segundo o Mapa, o Brasil ainda é um dos quatro países com o status de livre da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade no plantel comercial, conforme protocolo da Organização Mundial de Saúde Animal.
Apesar do Brasil não ter registro da gripe aviária em plantéis comerciais, o Japão suspendeu as importações de produtos avícolas de Santa Catarina, após a confirmação da doença em uma ave doméstica.
Por isso, o ministro Carlos Fávaro, lidera uma delegação oficial brasileira que se reúne com autoridades japonesas em Tóquio, esta semana, com objetivo de negociar a retomada das exportações de carne de frango de Santa Catarina para o Japão
Fávaro destacou que o governo federal está trabalhando com muita agilidade e transparência, adotando todas as medidas de controle e demonstrando isso para que os consumidores dos produtos do frango brasileiro, que estão em mais de 150 países no mundo, continuem tranquilos e confiantes.