MAPA mostra uma contribuição expressiva de Mato Grosso para o VBP do país

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Por: Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

A estimativa do VBP, Valor Bruto da Produção Agropecuária de 2023, foi divulgada esta semana pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.

Os dados mostram a expressiva contribuição de Mato Grosso para o setor agropecuário do país.

Com base nas informações das safras de junho, o VBP de Mato Grosso apresentou um valor previsto de quase 187 bilhões de reais para o ano de 2023.

Embora esse número indique uma queda em relação ao ano anterior, com uma diminuição de 3,76% em relação a 2021 e de 6,71% em relação a 2022, o estado continua liderando a produção agropecuária nacional.

O valor bruto da produção agropecuária de Mato Grosso vinha mostrado um crescimento gradual nos últimos anos.

De 2014 a 2019, houve um aumento progressivo, atingindo seu pico em 2019, com mais de 123 bilhões de reais.

Em 2020, houve um salto relevante para 174 bilhões, e a partir de 2021, observou-se um aumento contínuo até 2022, quando o valor alcançou 199 bilhões de reais.

Apesar da queda estimada para 2023, a participação de Mato Grosso no valor bruto da produção agropecuária em relação ao total do Brasil ainda é significativa.

Estima-se que o estado contribuirá com aproximadamente 16,26% desse valor.

Em Mato Grosso, o destaque continua sendo a cultura da soja, com um valor bruto de produção de 93 bilhões de reais.

O milho também apresenta uma significativa participação, com um valor bruto de produção de 40 bilhões de reais.

O algodão é outro destaque, alcançando um valor bruto de produção de 20 bilhões.

O café e a cana-de-açúcar também contribuem para a economia agropecuária do estado, com valores brutos de produção significativos.