07 MAPA e municípios do Vale do Rio Cuiabá firmam parceria para inspeção de produtos.mp3 |
Foto da manchete: Google earth
Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social Vale do Rio Cuiabá busca equivalência técnica junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária que poderá incrementar a produção rural nos 13 municípios que integram a organização.
Para isso, o consórcio precisa integrar o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, que padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir tanto a segurança alimentar e o caráter não prejudicial do produto.
Na prática, estados, o Distrito Federal, municípios e consórcios públicos municipais, como é o caso, podem solicitar a equivalência de seus serviços de inspeção.
Essa equivalência é obtida quando ficam comprovadas as condições de avaliar a qualidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do ministério.
Com isso, é possível conquistar novos mercados para comercialização de produtos agropecuários em outros municípios e em outros estados brasileiros.
No último dia 28 de novembro, o Consórcio do Vale do Rio Cuiabá e o Ministério da Agricultura e Pecuária assinaram protocolo de intenções com objetivo de unir esforços para que seja possível a equivalência dos serviços de inspeção dos municípios ao Sistema Brasileiro de Inspeção.
A fase agora é de elaborar o plano de trabalho, com entregas pactuadas e cronograma de atividades a serem executadas.