MAPA confirma caso de Vaca Louca e suspende exportações de carne bovina para China

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução da internet

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento suspendeu, nesta quinta-feira, as exportações de carne bovina do Brasil para a China após a confirmação de um caso da doença da “vaca louca” numa pequena propriedade em Marabá, no Pará.

Segundo o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, o caso investigado deve ser atípico, ou seja, não representa risco à saúde pública.

A forma atípica da doença surge espontaneamente no animal e não causa risco de disseminação ao rebanho e ao ser humano.

De acordo com o MAPA, a doença atingiu um animal macho de nove anos, idade considerada avançada para bovinos. O animal era criado em pasto, sem ração, e teve a carcaça incinerada na fazenda, que foi interditada pelo governo do Pará em caráter preventivo.

O caso foi comunicado à Organização Mundial de Saúde Animal. As amostras foram enviadas para o laboratório referência da instituição em Alberta, no Canadá. Após análise o laboratório poderá confirmar se o caso é mesmo atípico.

Fávaro admitiu que quando acontece a suspensão das exportações cria um certo temor e isso balança um pouco o mercado da carne negativamente.

O ministro prometeu agir com rapidez e transparência para que no menor tempo possível retornar à normalidade.

Na avaliação da Acrimat, Associação dos Criadores de Mato Grosso, o Brasil precisa rever o acordo de auto-embargo das exportações para a China, uma vez que ele não faz distinção entre a forma atípica e clássica da doença.

O Diretor-técnico da Acrimat, Francisco Manzi, explicou que no acordo feito entre Brasil e China em 2015 ficou decidido, por uma questão de transparência, que em caso da doença o Ministério da Agricultura e Pecuária se anteciparia e suspenderia as exportações de carne bovina para o país asiático.

Em 2021, o Brasil deixou de exportar a carne para a China por mais de 100 dias. Na época, o governo havia comunicado dois casos atípicos da doença registrados  em Mato Grosso e Minas Gerais.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.