08 MAPA apoia a produção de arroz em terras indígenas no Xingu.mp3 |
Foto da manchete: Assessoria MAPA
Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu representantes da Terra Indígena Capoto Jarina, que fica no município de Peixoto de Azevedo, região norte de Mato Grosso, para tratar do apoio à produção de arroz para a segurança alimentar dos indígenas.
Representados pelo neto do cacique Raoni, Patxon Metupktire, com quem o ministro se encontrou junto com o presidente Lula na última sexta-feira, os indígenas da etnia Xingu pediram apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária para viabilizar a produção de arroz.
De acordo com Patxon, são cerca de 680 pessoas que vivem na terra indígena e o arroz se tornou a principal base de alimentação, tendo em vista a distância dos rios para a pesca e caça.
O apoio visa a produção do alimento para a subsistência e geração de renda com a comercialização do excedente.
O Ministério da Agricultura desenvolve o programa de Promoção da Segurança Alimentar para Etnias Indígenas por meio de parceria com instituições.
Em Mato Grosso, o projeto já está sendo desenvolvido junto aos Xavante e Tapirapé e dispõe de maquinário, insumos para preparação do solo e assistência técnica para garantir uma boa safra.
Na reunião realizada nesta quinta-feira, em Brasília, o ministro garantiu apoio à reivindicação do Xingu para o desenvolvimento do projeto no local.