Manuseio incorreto de máquinas agrícolas próximo a rede de energia pode causar acidentes.mp3 |
Foto da manchete: reprodução
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Mato Grosso é o principal estado produtor agropecuário do país e com isso, em épocas de preparação do solo e plantio, a operação de máquinas agrícolas é intensa e frequente no campo.
E é durante a realização desse trabalho que o produtor precisa ter atenção redobrada em relação às redes elétricas, para evitar acidentes.
O coordenador de saúde e segurança da Energisa Mato Grosso, Victor Hugo de Amorim Oliveira, explica que trabalhadores e moradores das zonas rurais precisam estar bem orientados, conhecendo os locais onde estão instaladas as redes elétricas, evitando o choque com essas estruturas.
Victor explica que máquinas que tem o traçado indicado via GPS operam quase sozinhas. Mas no caminho pode ter um poste ou torre. Então, de acordo com ele, essas estruturas devem ser levadas em consideração na programação da rota do maquinário.
Esse tipo de acidente também pode ocorrer com o manuseio descuidado de outras ferramentas, como antenas que possuem estruturas metálicas e instalação de bombas d’água e cerca elétrica.
As orientações valem também para fazendas que lidam com o gado e fazem esse manejo dos animais o ano todo.
Antes dos manuseios dos maquinários, é de extrema importância que seja feito reconhecimento do local, planejamento das atividades e a mensuração para que a altura e largura da máquina mantenha uma distância segura da rede.
Victor reforça que máquinas agrícolas devem respeitar a distância segura da rede e os caminhões nunca devem bascular debaixo da rede.
A Energisa alerta ainda que no carregamento de caminhões, é preciso prestar atenção se existe rede elétrica próxima, mantendo a distância mínima de seis metros de qualquer tipo de estrutura elétrica.
A empresa lembra ainda que o trabalhador jamais deve abrir a caçamba de caminhão basculante se o veículo estiver debaixo da rede elétrica;
Outra dica importante é não permitir que o jato de água dos irrigadores atinja a rede elétrica.
Para tirar outras dúvidas ou em casos de urgência e acidentes, a Energisa deve ser acionada pelos canais de atendimento oficiais.
Ligue 0800 6464 196 ou faça contato pelo whatsapp (65) 99999 7974.