Mais de mil presos de Mato Grosso vão fazer as provas do Enem

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Mayke Toscano | Secom-MT

Por Jurandir Antonio - Vinícius Antônio

Texto do áudio:

 

Um quer tentar uma vaga no curso de Medicina e o outro uma oportunidade de estudar Engenharia Civil e abrir o próprio negócio. 

Esses são os planos de dois dos mais de mil e 100 presos, que estão se preparando para o Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, de 2021.

Para eles, a prova é a oportunidade de planejar a vida fora do presídio e garantir um futuro, após ganhar a liberdade.

Neste ano, mil 163 presos do Sistema Penitenciário de Mato Grosso se cadastraram para participar da prova do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade.

Desta vez, o Enem para as pessoas que estão presas será aplicado em dois domingos diferentes, nove e 16 de janeiro de 2022.

Os recuperandos têm mais de três meses para se preparar para a prova.

A Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária também está se preparando para a aplicação das provas juntamente com a Fundação Getúlio Vargas.

Assim como no Enem Regular, o número de presos inscritos também caiu. Segundo dados da Secretaria, em 2021 foram mil 665 interessados e neste ano a quantidade chegou a mil 163 participantes.

Dessa vez, o exame nas unidades penitenciárias vai coincidir com o retorno das visitas aos presos.

A coordenadora do Núcleo de Educação Penitenciária, Fabiana Flávia de Magalhães Nascimento, explica que os reeducandos que não estão participando do Enem não serão prejudicados.

“As unidades estão se preparando para manter as visitas e as famílias dos participantes da prova serão comunicadas”, explicou a coordenadora.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.