| Mais de 840 mil pessoas devem ser vacinadas contra a gripe em Mato Grosso.mp3 |
A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza acontece entre os dias 10 de abril e 31 de maio.
A data do Dia de Mobilização Nacional será quatro de maio. O Ministério da Saúde começou a distribuir vacinas no dia 25 de março, de maneira gradual, visando atingir 36 milhões de doses até o início da campanha.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, Alessandra de Moraes, destacou que a meta é vacinar 847 mil 137 pessoas integrantes dos grupos prioritários em Mato Grosso.
A vacinação é realizada nas Unidades de Saúde Básica dos municípios, sendo que os gestores municipais têm autonomia para definir o planejamento de atendimento aos moradores.
“A Secretaria Estadual, por meio da Vigilância Epidemiológica e da Gerência de Imunização, recebe, organiza e faz a distribuição dos lotes de vacinas, bem como acompanha a cobertura vacinal nos municípios, de forma a garantir a máxima cobertura”, explicou Alessandra.
Além de contemplar indivíduos com mais de 60 anos de idade, a campanha vai disponibilizar vacinas para todos os cidadãos que integram os grupos prioritários, como as crianças com faixa-etária entre 6 meses e menos de seis anos, as gestantes, os trabalhadores da Saúde, os professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, presidiários e funcionários do sistema prisional.