Mais de 36 mil estudantes da rede estadual de MT recebem parcelas do Pé-de-Meia

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Luís Fortes/MEC

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Os 36 mil 490 mil estudantes da rede estadual de ensino de Mato Grosso começaram a receber, esta semana, a 4ª parcela do Programa Pé-de-Meia, no valor de 200 reais.

O auxílio financeiro mensal pago pelo MEC, Ministério da Educação, é referente à frequência às aulas no mês de abril.

As outras três parcelas foram concedidas em março, abril e maio.

No Estado, o programa é realizado em parceria com a Seduc, Secretaria de Estado de Educação.

Todos vão receber o benefício até 1° de julho.

Os estudantes devem cumprir todas as exigências do Governo Federal para receber o incentivo financeiro escolar, que soma nove mil e 200 reais durante os três anos do ensino médio, enquanto estiver matriculado.

No início deste ano, a Seduc encaminhou ao Ministério da Educação a lista contendo mais de 124 mil estudantes de baixa renda.

Porém, apenas pouco mais de 36 mil foram selecionados como aptos a receber o cartão auxílio ao estudante, devido às exigências do programa, como estar cadastrado no CadÚnico. 

Além das parcelas mensais de 200 reais, o estudante contemplado receberá, a cada conclusão de ano, um depósito na poupança de mil reais, totalizando três mil ao fim do Ensino Médio.

Esse valor só poderá ser retirado da poupança após conclusão do 3° ano, de acordo com notas e frequência exigidas.

Já o estudante do 3° ano do ensino médio que se inscreveu no Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, recebeu um bônus de 200 reais.

O pagamento desse valor segue o cronograma de acordo com o mês de nascimento.