Mais de 1.200 motoristas cometeram o “fura cancela” nos pedágios da BR-163 no nortão

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Marcos Santos/USP Imagens

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

A Via Brasil BR-163, concessionária responsável pela gestão do trecho entre Sinop, em Mato Grosso, e Miritituba, no estado do Pará, enviou mais de mil 200 notificações a motoristas que cometeram evasão de pedágio desde dezembro de 2023.

A evasão de pedágio é a infração grave de trânsito que consiste em passar por um pedágio sem pagar a tarifa cobrada.

Cerca de 50 casos já resultaram em ações judiciais.

A concessionária utiliza câmeras para monitorar as praças de cobrança, e os dados dos infratores são enviados à ANTT, Agência Nacional de Transportes Terrestres, que aplica as multas.

A evasão de pedágio, também conhecido como fura cancela, além de ser ilegal, gera prejuízos aos demais usuários da rodovia e coloca em risco a segurança, já que muitos motoristas ultrapassam os limites de velocidade nas praças de cobrança.

Segundo o diretor-presidente da Via Brasil BR-163, Ricardo Barra, os infratores podem regularizar suas dívidas diretamente com a concessionária antes que o caso chegue à Justiça.

Segundo ele, as praças de Cláudia, Guarantã do Norte e Trairão são monitoradas 24 horas por dia por câmeras que reconhecem os caracteres da placa, horário da passagem e até mesmo os proprietários dos veículos.

A empresa ressalta que as tarifas de pedágio são essenciais para a manutenção dos serviços oferecidos na rodovia, como socorro médico e mecânico, além da conservação das pistas.

Os motoristas podem pagar as tarifas em dinheiro, cartão de débito, pagamento automático, com desconto, PIX ou vale-pedágio.

Para mais informações sobre o sistema de pedágio é só ligar no 0800 5000 163.