Maioria idosos. Dados do IBGE mostram que Mato Grosso tem 164 mil pessoas analfabetas

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Seduc/MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Segundo dados do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em Mato Grosso tem dois milhões 644 mil pessoas com 15 anos ou mais, alfabetizadas.

Em contrapartida, 164 mil pessoas com o mesmo perfil ainda não sabem ler ou escrever um bilhete simples.

A taxa de alfabetização foi de 94,2% em 2022, enquanto o índice de analfabetismo foi de 5,8% dentro do contingente populacional registrado pelo censo.

A informação foi captada através do quesito “Sabe ler e escrever?”, do questionário básico do Censo, e teve como referência os dias de 31 de julho a 1º de agosto de 2022.

Ainda de acordo com os dados, Cuiabá tem taxa de 3,3% de analfabetismo e ocupa a 14ª posição das menores taxas entre as capitais.

Entre os municípios, Lucas do Rio Verde é a cidade com a maior taxa de alfabetização, com 97,16% da população alfabetizada, com idade de 15 anos ou mais.

O grupo de 20 a 24 anos atingiu a menor taxa de analfabetismo, com 1,16%. Já o grupo de 65 anos ou mais permaneceu com a maior taxa de analfabetismo, 23,99%.

O Censo Demográfico é a mais completa operação estatística realizada no país, indo a todos os domicílios dos cinco mil 570 municípios brasileiros.