Maioria esmagadora dos casos de violência contra pessoas idosas acontece no ambiente familiar

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

 

Dos mil 534 processos que tramitam atualmente na Delegacia Especializada de Delitos Contra a Pessoa Idosa em Cuiabá, apenas 3% estão relacionados a casos de violência cometidos fora do ambiente familiar.

Ao todo, são 817 inquéritos policiais, 437 autos de investigação preliminar e 280 termos circunstanciados de ocorrência.

Os dados foram revelados pelo delegado Marcos Veloso, durante um evento da campanha de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa realizada pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso e parceiros.

Segundo ele, a elaboração de estatísticas sobre os crimes cometidos contra os idosos é extremamente importante para a elaboração de políticas públicas.

O delegado falou também sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pela delegacia especializada.

Destacou que as abordagens são diferenciadas e que as ações realizadas pelos policiais têm semelhança ao trabalho realizado pela assistência social.

Veloso ressaltou ainda a importância da construção e fortalecimento da rede de proteção à pessoa idosa. 

Em Cuiabá, a Delegacia Especializada de Delitos Contra a Pessoa Idosa fica no bairro Planalto.

As denúncias de violência contra a pessoa idosa também podem ser feitas em qualquer Delegacia de Polícia Civil, na Delegacia Virtual, por meio do telefone 197 ou no Disque 100, que é um serviço nacional.