08 Maiores volumes de chuva nos próximos dias estão previstos sobre Mato Grosso, Goiás e São Paulo.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução/MetSul
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
Durante os próximos sete dias, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê a maior concentração de chuvas no Brasil sobre os estados de Mato Grosso, Goiás e São Paulo, estados onde a precipitação acumulada nesse período pode ultrapassar os 150 milímetros.
De acordo com os pesquisadores do instituto imagens do satelite Cosmo do Inmet, mostra pequenas faixas do norte de Mato Grosso do Sul e nordeste do Paraná também podem ter chuvas acima de 150 milímetros durante os próximos sete dias.
Entretanto, a maior abrangência das chuvas mais volumosas estão previstas para o extremo sudeste e centro de Mato Grosso, sudoeste de Goiás, centro do Amazonas e centro-sul de São Paulo. Outras regiões desses estados, assim como o norte de Mato Grosso do Sul e do Paraná, podem também contabilizar precipitação em sete dias superior a 100 milímetros.
Segundo o que explica o Inmet, “a combinação de massa de ar quente e úmida com a passagem de cavados em níveis baixos e médios da atmosfera provocará instabilidades e chuvas localmente significativas”.
No final da semana, a chuva terá mais intensidade, segundo a previsão, em uma faixa mais central de São Paulo e na divisa entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.