02 Lula deve lançar Plano Safra ainda este mês com foco na produção de alimentos.mp3 |
Foto da manchete: Divulgação
Por Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, afirmou, em Brasília, que está trabalhando junto com os ministérios da Fazenda, da Agricultura e do Meio Ambiente, além do Banco Central, para elaborar o Plano Safra, contemplando cinco componentes.
Segundo o ministro, o primeiro objetivo é estimular a produção de alimentos.
Teixeira disse que a área plantada de feijão, arroz e hortaliças diminuíram no Brasil e que é preciso aumentar a oferta desses produtos na medida em que a população vai ganhando poder aquisitivo para que todos tenham alimento em grande quantidade na mesa.
O segundo componente é a agricultura de baixo carbono, sustentável, regenerativa. Um compromisso assumido com os outros ministérios parceiros.
Já o terceiro é o estímulo da agricultura praticada por mulheres e por jovens.
O quarto componente é a promoção da agroindústria e o quinto é a produção de máquinas.
O ministro afirmou ainda que os números devem ser anunciados pelo presidente Lula nas próximas nas três semanas, já que o plano tem que ser lançado em junho.
De acordo com Paulo Teixeira, o objetivo do governo é que o programa tenha um espaço para a produção de máquinas menores, mais adaptadas para a agricultura familiar, já que as máquinas no Brasil atualmente são voltadas para a grande agricultura empresarial e pouco para agricultura familiar.