Liberação de crédito rural atingiu 267 bilhões de reais nos últimos nove meses

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Agência Brasil

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

O desembolso do crédito rural totalizou mais de 267 bilhões de reais no Plano Safra 2022/23, no período de julho de 2022 até março de 2023.

Só de janeiro a março deste ano, foram liberados mais de 55 bilhões de crédito rural, 10% a mais do aplicado no mesmo período do ano passado

Os financiamentos de custeio tiveram aplicação de 160 bilhões. Já as contratações das linhas de investimentos totalizaram quase 73 bilhões de reais.

As operações de comercialização atingiram 21 bilhões e as de industrialização, 13 bilhões.

De acordo com a análise da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária, foram realizados um milhão 473 mil 837 contratos no período de nove meses, sendo pouco mais de um milhão no Pronaf e quase 168 mil no Pronamp.

 

Os valores contratados pelos pequenos e pelos médios produtores foram, respectivamente, de 43 bilhões no Pronaf e de 40 bilhões de reais no Pronamp, em todas as finalidades, custeio, investimento, comercialização e industrialização.

Os demais produtores formalizaram 236 mil 806 contratos, correspondendo a 185 bilhões de reais de financiamentos contraídos nas instituições financeiras.

Entre os programas prioritários de financiamento agropecuário, o Programa para a Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, conhecido como Programa ABC+, se destaca, com a aplicação de três bilhões e meio de reais.

Em seguida os programas de construção de armazém, de inovação e de apoio aos médios produtores rurais, cujas contratações foram de dois bilhões.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.