Levantamento revela que 33 pessoas morreram em Mato Grosso vítimas de choques elétricos

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio  

Segundo dados divulgados recentemente no Anuário da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, trinta e três pessoas perderam a vida em acidentes causados por choques elétricos em Mato Grosso só no ano passado. 

O estado registrou ao todo 55 acidentes, que resultaram nas 33 mortes.

O documento destaca que as ocorrências mais comuns foram em ambientes residenciais e causados em grande parte por eletrodomésticos e eletroeletrônicos. 

Além disso, são cada vez mais comuns problemas relacionados a falhas na isolação de condutores elétricos, como fios descobertos e tomadas e instalações provisórias ou sobrecarregadas.

Outra categoria significativa de acidentes residenciais está relacionada ao uso de equipamentos sem regulamentação ou controle de qualidade, especialmente extensões e adaptadores tipo “T”. 

Alguns cuidados, que podem até parecer óbvios, são fundamentais para evitar acidentes provocados por choques elétricos.

Muita atenção quando for instalar ou mexer em alguma antena, cuidado para não esbarrar na rede de energia. Evite realizar podas preventivas em árvores próximas à rede de distribuição de energia.

Não usar aparelhos celulares ligados à tomada e em caso de colisões com postes de energia, permanecer no veículo e evitar que pessoas se aproximem do local.