Levantamento mostra que aumentou o número de mato-grossenses com dívidas atrasadas em julho

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria CDL Cuiabá

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O último levantamento do Núcleo de Inteligência de Mercado da CDL, Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá, e do SPC Brasil, Serviço de Proteção ao Crédito, indica que, em julho, o número de consumidores com dívidas atrasadas em Mato Grosso aumentou em 0,47%, totalizando cinco mil 349 pessoas inscritas nos órgãos de proteção ao crédito. 

A soma de todas as dívidas pendentes no estado é de dois milhões e 400 mil reais, e o valor total para pagar as dívidas é de cinco bilhões e meio de reais.  

O estudo também revela que os setores com maior registro de falta de pagamento foram: bancos, com 49,13%, comércio, 26,61%, água e luz com 10,73%.

Comparado a julho de 2023, apenas os setores de comércio e água e luz apresentaram queda no número de inadimplentes. O setor do comércio tem mostrado uma tendência de queda na inadimplência desde o início do ano.

Quanto à faixa etária, a maior parte dos endividados, ou seja, 26,64%, têm entre 30 e 39 anos, seguida pelo grupo de 40 a 49 anos, com 21,73%.

Em termos de gênero, 53,75% dos inadimplentes são homens e 46,25% são mulheres.

No total, mais de um milhão e 100 mil pessoas estão em situação de inadimplência em Mato Grosso, representando 43,83% da população do estado.

O valor médio da dívida é de quatro mil reais por pessoa, com um tempo médio de atraso de 26 meses.