Levantamento mostra os deputados bolsonaristas Abilio e Amália como campeões em espalhar fake news

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio  

 

O projeto Amazônia Livre de Fake, coordenado pelo Instituto Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação, e mais 15 organizações amazônicas, mapeou 32 figuras públicas do cenário político em 2023.

O objetivo da campanha “Político Desinformante” é mostrar para a população figuras públicas de representação política que espalham notícias falsas e discurso de ódio.

Outra meta do estudo foi identificar quem espalha, os tipos de desinformação disseminadas e como se dá a circulação e o financiamento de fake news nos estados do Amazonas, Pará e Mato Grosso.

No total de políticos monitorados, 28 deles publicaram 200 postagens com desinformação, muitas delas, ou seja, 29, tinham discurso de ódio, principalmente contra a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Em Mato Grosso, 14 políticos foram monitorados pelas entidades, e os deputados federais Abilio Brunini e Amália Barros, ambos do PL, foram os campeões em espalhar desinformação.

Os bolsonaristas Abilio e Amália frequentemente têm usado multiplataformas digitais para disseminar mensagens e anúncios pagos com dinheiro público para ampliar o alcance dos interesses que defendem.

O levantamento mostra que as postagens de Amália e Brunini tinham como temas a criminalização do MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra, o Marco Temporal, o desmonte das políticas de proteção do meio ambiente e discurso de ódio contra as pessoas LGBTQIA+, entre outros assuntos.