| Lei reconhece Nobres como a Capital Mato-grossense do Ecoturismo Sustentável.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Com forte potencial turístico devido às suas belezas naturais, Nobres passou a ser reconhecida como a Capital Mato-grossense do Ecoturismo Sustentável.
A cidade ganhou o título graças a uma Lei de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho, do DEM, que foi sancionada este mês pelo governador Mauro Mendes.
Segundo Botelho, a iniciativa visa fomentar o turismo na região e, consequentemente, a economia do município que fica a pouco mais de 120 quilômetros de Cuiabá.
Com a nova lei, a cidade deve receber novos investimentos, firmar parcerias e ganhar maior visibilidade atraindo mais turistas.
Botelho destaca a riqueza natural da cidade, formada por inúmeras cachoeiras, grutas, sítios arqueológicos de grande valor científico com pinturas e inscrições rupestres, além de um dos pontos que mais chama a atenção dos visitantes, a Lagoa Azul, localizada a 52 quilômetros da sede municipal, um grande atrativo à prática do turismo sustentável.
Nobres também vivencia um crescente desenvolvimento no agronegócio, inclusive, na piscicultura com a pujante produção de alevinos e peixes abastecendo o consumo interno e externo.
O mesmo ocorre na agricultura familiar, com a produção de banana, abacaxi, manga, coco, maracujá, laranja e melancia.
A economia local ganha força também com a larga produção de minerais como cal, gesso e brita. E a expansão de atividades de importantes setores como o de metalúrgica, madeireiro e químico.