Lei proposta por Botelho que estimula a realização do Teste do Pezinho foi sancionada

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Gilson Abreu/ANP

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Foi sancionada, recentemente, a Lei de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho, que cria a Semana Estadual de Triagem Neonatal – Teste do Pezinho.

A iniciativa é resultado de um amplo debate com especialistas que atuam na saúde pública.

Com isso, Mato Grosso dá um passo significativo na conscientização da população sobre a importância do diagnóstico precoce de doenças identificadas através do Teste do Pezinho.

Objetivo é chamar a atenção por meio de campanhas educativas às necessidades de fazer o teste nos primeiros dias de vida do bebê.

A partir de agora, todo ano, a primeira semana de junho será dedicada a dar ênfase ao Teste do Pezinho, com várias atividades e cursos para reforçar o compromisso com a causa nas Unidades Básicas de Saúde e escolas.

Botelho enfatizou que a meta é atingir 100% dessa população com a realização do Teste do Pezinho. O parlamentar lembrou que a conscientização é o melhor caminho para proteger a saúde da criança.

Na campanha, a população será alertada também sobre as sanções previstas ao descumprimento do exame pelo responsável do bebê, além de ampliar a cobertura e reduzir a coleta inadequada, garantindo aos pacientes diagnosticados acesso ao tratamento.