| Laboratório do IFMT de Alta Floresta vai realizar mais de 900 exames por semana para identificar casos de coronavírus.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
O IFMT, Instituto Federal de Mato Grosso, por meio do campus Alta Floresta, terá um laboratório para realizar a detecção da Covid-19 através da técnica de RT-PCR em tempo real.
A implantação do laboratório e seu funcionamento conta com a parceria entre o IFMT, a prefeitura de Paranaíta, o Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Estadual e o Consórcio de Saúde dos Municípios do Polo de Alta Floresta.
Após aprovação do projeto de lei no dia 24 de abril, pela Câmara Municipal de Paranaíta, a prefeitura iniciou a compra dos equipamentos e materiais.
O Consórcio de Saúde dos Municípios do Polo de Alta Floresta ficou responsável pela compra dos reagentes, de acordo com a necessidade dos municípios para iniciar os testes.
Os exames serão feitos prioritariamente para os profissionais da área da saúde.
A contrapartida do IFMT será de ceder o espaço físico e os profissionais técnicos para atuar no laboratório.
O laboratório vai ser implantado no campus Alta Floresta, com previsão de início das atividades em maio, e terá capacidade de realizar até 960 testes semanais.
O teste de RT-PCR é o mais preciso que existe no mercado, com uma taxa de erro baixa na detecção da Covid-19, e é considerado padrão ouro pela Organização Mundial da Saúde.