| Justiça afasta Emanuel Pinheiro da prefeitura de Cuiabá e prende chefe de gabinete.wav |
Foto da manchete: Mayke Toscano
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, do MDB, foi afastado do cargo, na manhã desta terça-feira, por determinação do Tribunal de Justiça.
Ele e sua esposa, a primeira-dama Márcia Pinheiro, também foram alvos de busca e apreensão, que aconteceram na casa e no gabinete do prefeito.
Já o chefe de gabinete de Emanuel, Antônio Monreal Neto, foi preso temporariamente.
A secretária-adjunta de Governo e Assuntos Estratégicos, Ivone de Souza, e o ex-coordenador de Gestão de Pessoas, Ricardo Aparecido Ribeiro também são alvos.
A Operação Capistrum deflagrada pelo NACO, Núcleo de Ações de Competência Originária da Procuradoria-Geral de Justiça investiga irregularidades na Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá.
Além do prefeito Emanuel Pinheiro, também foram afastados da função pública Antônio e Ivone.
O afastamento foi pedido pelo Ministério Público Estadual e acolhidos pela Justiça por decisão do desembargador Luiz Ferreira da Silva.
Por outro lado, o prefeito Emanuel Pinheiro afirmou que ficou “surpreso” com a decisão de afastá-lo das funções públicas da Prefeitura de Cuiabá.
Pinheiro disse ainda que está à disposição das autoridades e vai colaborar para esclarecer os fatos.
Com o afastamento de Emanuel Pinheiro, assume o comando da Prefeitura de Cuiabá, o vice-prefeito, José Roberto Stopa, do PV.