| Jayme apresenta projeto no senado para frear os aumentos dos preços dos combustíveis.mp3 |
Foto da manchete: Roque de Sá | Agência Senado
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O senador Jayme Campos, do DEM de Mato Grosso, decidiu agir para tentar conter os aumentos abusivos nos preços dos combustíveis em todo Brasil.
“Ou adotamos medidas ou seremos sempre reféns da política de preço dos combustíveis”, advertiu o senador.
Estudos recentes apontam que a gasolina já acumula alta de 73% neste ano, o diesel 65,3% e o gás de cozinha impressionantes 96%, com tendência de novos aumentos.
Jayme pediu apoio do Senado Federal para seu projeto, que busca garantir a estabilidade de preços dos combustíveis no país.
A proposta foi apresentada em abril e prevê a criação do Fepetro, Fundo de Estabilização de Preços do Petróleo.
“Além de não criar custos fiscais para os cofres públicos, o Fepetro busca atender ao anseio dos agentes econômicos e das famílias brasileiras por mais previsibilidade nos valores dos produtos derivados do petróleo, retirando-se, também, eventuais pressões sobre a Petrobras na determinação de seus preços”, justificou o parlamentar.
Desde o final de 2016, com a adoção de uma nova política de preços pela Petrobrás, os valores dos combustíveis no mercado interno passaram a variar com mais frequência.
Segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a flutuação dos preços dos combustíveis de veículos chegou a 45% nos últimos 12 meses.
“A gasolina e o diesel têm seus valores reajustados de acordo com a variação do dólar e dos preços do petróleo no mercado internacional, então essas oscilações exercem um enorme impacto nos trabalhadores, nas empresas e nas famílias brasileiras”, finalizou Jayme Campos.