Japão suspende importações de carne de aves e de ovos de Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação-ALMT

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Max Russi, do PSB, manifestou preocupação com a decisão do Japão em manter restrições às importações de carne de aves e de ovos férteis de todo o território de Mato Grosso.

O país asiático alega que tomou a medida por causa do foco de gripe aviária em aves domésticas, registrado no município de Campinápolis, região do Araguaia.

A recente suspensão da importação de aves e ovos pelo Japão gerou apreensão no setor produtivo e entre as autoridades.

Na ocasião, Max Russi destacou que a restrição imposta afeta diretamente o agronegócio mato-grossense, setor responsável por grande parte da economia estadual.

“Isso é muito ruim”, lamentou o parlamentar. De acordo com ele, qualquer restrição de importação impacta diretamente no estado.

O deputado ressaltou que tanto o governo estadual quanto a Assembleia Legislativa estão atentos à situação e mobilizados para buscar soluções rápidas e eficazes.

O presidente da Casa de Leis reforçou que a meta é garantir que esse problema seja contido e que não haja impactos mais severos para a economia mato-grossense.

Max Russi lembrou ainda que Mato Grosso possui um dos maiores rebanhos avícolas do país e que o setor gera milhares de empregos diretos e indiretos.