Ipea aponta queda nos investimentos no país na reta final de 2021

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Agência Brasil 

 

Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os investimentos no Brasil recuaram 1,6% em novembro do ano passado frente a outubro, de acordo com o Indicador Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo, divulgado nesta segunda-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O resultado também provocou queda de 2,1% no trimestre encerrado naquele mês, com relação ao anterior. Mas na comparação a 2020, houve avanço de 5,8% na análise mensal e de 9,9% na trimestral.

O desempenho negativo de novembro também não foi suficiente para reverter o movimento acumulado, que demonstra expansão dos investimentos em 21,1% em 12 meses, e de 19,7% no ano de 2021 até o mês apurado.

De acordo com os especialistas do IPEA, no penúltimo mês do ano passado, houve recuo tanto na importação de máquinas e equipamentos para as indústrias brasileiras quanto na produção nacional desses bens. Já no acumulado, a demanda por maquinário se manteve positiva, mas a construção de novas instalações teve queda. No entanto, em comparação com 2020, até a construção civil apresentou variação positiva em novembro.

Edição: Vitória Elizabeth / GT Passos

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.