Inflação pelo IPC-S recua na primeira semana de maio, segundo Fundação Getulio Vargas.mp3 |
Radioagência Nacional - Raquel Júnia
A inflação nas capitais ficou mais baixa na primeira semana de maio. Seis das sete cidades pesquisadas apresentaram recuo nas taxas de variação.
Com isso, o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) nas capitais registrou variação de 0,57%, 0,06 ponto percentual abaixo da taxa apresentada no dia 30 de abril.
Os dados foram divulgados, nesta quinta-feira (9), pela Fundação Getulio Vargas.
Apenas Belo Horizonte apresentou alta de 0,02 ponto percentual no índice, influenciada principalmente pelos grupos de despesa transporte e vestuário, com destaque para o preço da gasolina.
A queda mais significativa foi registrada em Porto Alegre, de 0,28 ponto percentual, com baixa nos preços em seis dos oitos grupos de despesa, com destaque para Transportes e Educação, Leitura e Recreação.
A gasolina figura em todas as capitais como um dos itens que mais influenciaram a inflação no período.
O tomate também foi um dos que mais pesaram em todas as capitais, com exceção de Belo Horizonte.
Planos e seguros de saúde, tarifa de eletricidade, tarifa de água e esgoto e bilhetes lotéricos também estão entre os itens que subiram que mais exerceram pressão no Índice em algumas capitais.
Por outro lado, o feijão carioca ficou mais barato em quatro capitais e puxou o índice para baixo e o automóvel novo em duas capitais.