Industrialização da soja deve receber investimentos de mais de cinco bilhões de reais

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

As indústrias de óleo de soja no Brasil vão investir mais de cinco bilhões de reais nos próximos 12 meses para expandir e construir novas plantas industriais, de acordo com a Abiove, Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais.

Apesar de uma ligeira queda em relação aos seis bilhões investidos no último ano, os novos aportes buscam ampliar a capacidade produtiva e atender à demanda crescente por biodiesel e farelo de soja para rações animais, além de se preparar para uma possível safra recorde no ciclo 2024/25.

Nos últimos 12 meses, a capacidade instalada das indústrias de soja cresceu 4,5%, passando para mais de 72 milhões de toneladas por ano.

A expectativa é que, com a construção de cinco novas plantas e a ampliação de outras cinco, a capacidade de processamento aumente para 238 mil toneladas por dia, resultando em quase 79 milhões de toneladas por ano, um acréscimo de 8,8%.

Esse crescimento tem como pano de fundo o aumento na produção de biodiesel, com estimativas da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene apontando que a produção do biocombustível pode alcançar 10 bilhões de litros em 2025.

No mesmo ano, a mistura obrigatória de biodiesel no diesel passará de 14% para 15%, impulsionando ainda mais a demanda.