Indígenas da etnia Xavante plantam arroz e milho com assistência técnica da Empaer

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução da internet

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

Indígenas da etnia Xavante realizam pelo segundo ano consecutivo o plantio de arroz e milho verde numa área de 30 hectares, na Terra Indígena Marãiwatsédé, no município de Alto Boa Vista.

São produzidos alimentos para o consumo dos mil 300 moradores de 14 aldeias e comercialização dos excedentes.

A iniciativa é da Funai, Fundação Nacional dos Povos Indígenas, em parceria com a Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, e prefeitura do município. 

O técnico agropecuário da Empaer, Fábio Boeck, destaca que a lavoura de arroz foi plantada numa área de 25 hectares e o milho verde, em cinco hectares.

A previsão é colher no final de maio aproximadamente 55 sacas, de 60 quilos de arroz por hectare, totalizando mil 375 sacas.

A produção do grão pode chegar a mais de 82 toneladas. Já de milho verde, a expectativa é colher em torno de 15 toneladas.

Os indígenas vão realizar a festa da pamonha em comemoração à colheita e à mesa farta.

Para o cultivo da lavoura de arroz, o técnico da Empaer explica que foi utilizado o sistema de plantio convencional, que usa técnicas tradicionais de preparo do solo com a remoção da vegetação, aração, gradagem, semeadura, adubação mineral, capinas e controle fitossanitário para posteriormente efetuar o plantio.

Ele destaca que as mulheres e os homens das aldeias receberam assistência técnica e foram orientados a realizar a limpeza da área, retirando as raízes para o plantio.

Aprenderam também, na demonstração de métodos, a regulagem da plantadeira de milho e da semeadora de arroz.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.