Indea prorroga prazo de cadastramento obrigatório de área plantada de soja em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

O Indea, Instituto de Defesa Agropecuária do Estado, prorrogou a data de cadastro ou de atualização de cadastro das unidades de produção de soja em Mato Grosso.

Os sojicultores mato-grossenses têm até o dia 28 de fevereiro para informar ao órgão o total de área plantada, localização geográfica, a variedade utilizada, entre outras informações.

A prorrogação foi publicada no Diário Oficial, por meio de uma Instrução Normativa entre o Indea e a Sedec, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.

O cadastro pode ser realizado anualmente através da internet, por meio eletrônico no endereço do Sisdev, o Sistema de Defesa Sanitária Vegetal, ou presencialmente em uma das 140 Unidades do Indea distribuídas no Estado.

Quem não se cadastrar, dentro do prazo legal, fica sujeito à aplicação de multa de 10 UPFs, Unidades Padrão Fiscal, cujo valor é de dois mil 425 reais e 50 centavos. 

Na safra passada, foram cadastradas 16 mil 520 unidades de produção de soja, o que corresponde a oito mil 961 produtores de soja.

Juntos, eles totalizam mais de 11 milhões de hectares de área plantada.

Atualmente, Mato Grosso já conta com pouco mais de 13 mil e 300 unidades de produção cadastradas, o que corresponde a mais de 10 milhões de hectares já declarados pelos sojicultores.

A sociedade pode acompanhar esses dados no site oficial do Indea.