Indea atende portaria do Ministério da Agricultura e suspende eventos com aglomeração de aves

Foto da manchete: reprodução 
Por Jurandir Antonio

O Indea, Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso, atendeu à portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e suspendeu as autorizações para realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos que promovam aglomeração de aves por um período de 90 dias.

A decisão do ministério foi publicada na última semana, e interrompe, em todo território nacional, a realização de eventos em que haja a presença de aves.

 

A medida tem caráter preventivo e foi tomada em função do risco de ingresso e disseminação de casos de gripe aviária no país.

A suspensão atinge todas espécies de aves de produção, ornamentais, passeriformes, aves silvestres ou exóticas em cativeiro e demais aves criadas para outras finalidades, diz a portaria.

Em Mato Grosso, em 2022, o Indea registrou 29 eventos que movimentaram mais de sete mil aves.

 

Segundo levantamento do Indea, as ações ocorreram predominantemente em municípios com avicultura comercial, sendo a maioria dos eventos torneios de canto.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.