04 Indea alerta apicultores para ocorrência do pequeno besouro das colmeias em Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O Indea, Instituto de Defesa Agropecuária do Estado, emitiu, esta semana, uma nota técnica onde confirma o registro da primeira ocorrência do pequeno besouro das colmeias em Mato Grosso.
O inseto ataca as colmeias de abelhas e torna o mel impróprio para consumo humano.
A nota também orienta as medidas sanitárias que os apicultores precisam adotar para proteger suas colmeias.
No documento, o Indea comunica que o caso foi detectado em um apiário de Rondonópolis, após os produtores acionarem o órgão.
No processo de investigação, ficou comprovado que havia a presença do besouro em três colmeias, após análise das amostras pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura e Pecuária, em Goiânia.
De acordo com o coordenador de Defesa Sanitária do Indea e médico veterinário João Marcelo Néspoli, as larvas do besouro são as maiores causadoras de danos, pois se alimentam das larvas das abelhas e do pólen.
Além de perfurar os favos de mel ao movimentarem-se, causando a fermentação do mel e pólen, que se tornam impróprios para consumo humano.
O veterinário explicou que a equipe do Instituto está trabalhando para garantir o controle da praga, mas os apicultores precisam adotar as boas práticas de prevenção do problema, além de notificar a possível presença ao Indea.
Em caso de suspeita, o Indea sugere que você procure uma unidade mais próxima ou ligue para 0800-065-3015 .