| Incentivo e uso de tecnologias faz cultivo do cacau aumentar em Colniza.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Há três anos, produtores rurais do município de Colniza investem no uso de tecnologia para o cultivo do cacau utilizando materiais enxertados e clones superiores.
A previsão é chegar ainda este ano a uma área estimada de 84 hectares com o plantio do cacau e uma produtividade em torno de duas toneladas por hectare.
O engenheiro agrônomo da Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, Ronaldo Benevides de Oliveira, explica que lavouras formadas por mudas enxertadas são mais uniformes, produtivas, precoces e de fácil de cuidar.
Hoje o município possui uma área de 57 hectares em produção com uma produtividade de 900 quilos por hectare e 26 agricultores familiares envolvidos na atividade.
Este ano, de acordo com Ronaldo, a área será ampliada em mais 27 hectares e terá um total de 70 agricultores cultivando o cacau.
“A estratégia utilizada pela Empaer e a Secretaria Municipal de Agricultura de Colniza, para adesão de novos agricultores, tem sido o incentivo ao uso de tecnologias como a enxertia clonagem de cacaueiros mais produtivos, acompanhamento técnico, orientações de adubação e podas, dentre outros”, explica o engenheiro agrônomo.
Os agricultores envolvidos com a cultura do cacau estão recebendo treinamento e mudas enxertadas para plantio.
O Viveiro de Mudas da Prefeitura já produziu mais de três mil mudas de cacau enxertadas.