| Inauguração do Hospital Municipal de Cuiabá dobra a oferta de leitos de UTI na capital mato-grossense.mp3 | 
Jurandir Antonio
Com a inauguração do HMC, Hospital Municipal de Cuiabá, o SUS, Sistema Único de Saúde da capital ampliou em mais de 50% o número de leitos de UTIs, Unidades de Terapia Intensiva.
Foi o que afirmou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro. Segundo ele, a capital, que tinha 69 leitos ao todo, passa a contar com 145.
“Recebemos Cuiabá com 69 leitos, sendo 50 no antigo PS e 19 no São Benedito. Agora passamos a contar com 60 leitos de UTI no HMC, além dos outros 11 do Hospital São Benedito e ainda outros cinco pediátricos do antigo Pronto Socorro, que também foram abertos neste ano. Um avanço expressivo, que passa a ser um importante aliado na luta para salvar vidas de toda a população que buscar o SUS”, enfatizou Pinheiro.
O prefeito disse ainda que nos primeiros sete dias depois de inaugurado, a urgência e emergência do Hospital Municipal de Cuiabá acolheu 451 pessoas em estado grave. Destas, 35 realizaram cirurgias de média e alta complexidade, essenciais para sanar o risco eminente de morte.
“Estamos trabalhando para atender até 50 mil pacientes e 400 mil procedimentos médicos, entre consultas, exames cirurgias e outros serviços que o grande complexo de Saúde HMC vai ofertar. Essa é nossa capacidade instalada e vamos trabalhar para usá-la ao máximo no próximo ano, levando humanização para quem precisa da saúde pública de Cuiabá”, garantiu Emanuel Pinheiro.